Não Confunda mais Fluxo de Caixa com Capital de Giro

Sendo bem direto, o fluxo de caixa se refere à movimentação financeira de tudo o que entrou e saiu pela empresa. Já o capital de giro, é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem como, por exemplo, o estoque ou valores futuros a receber. Ok, só isso então? Não necessariamente. Isso é somente um resumo.

Não precisa ser nenhum especialista para ter um bom entendimento sobre o assunto, e estamos aqui para te ajudar a entender o quanto essas duas ferramentas são importantes para uma boa gestão financeira. E com dedicação, você irá compreender como é importante entender o funcionamento delas no dia a dia de sua operação. 

Bom, vamos lá. Embora haja confusão para grande parte dos empreendedores, as ferramentas são diferentes, porém, complementares e auxiliam na manutenção da saúde financeira do seu negócio. Então, vamos a explicação das diferenças.

Capital de Giro

O capital de giro traz a informação da quantidade de dinheiro que a empresa precisa em um determinado período de tempo enquanto não recebe os valores dos produtos ou serviços que ela vendeu. Ele pode ser calculado por meio do prazo médio de pagamento, vinculando com o prazo médio de recebimento. Em resumo, o capital de giro indica a parte do patrimônio que sofre constante movimentação na empresa. Portanto, administrá-lo significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

Fluxo de Caixa

Já o fluxo de caixa, por sua vez, é uma ferramenta que indica o saldo financeiro da empresa e faz a relação entre tudo o que foi pago e que foi recebido durante um período definido. Ou seja, o fluxo de caixa é um instrumento de controle e planejamento que auxilia na organização financeira das operações diárias da empresa, objetivando apurar e projetar o saldo disponível para que sempre exista capital de giro para a manutenção e investimentos financeiros da empresa.

O fluxo de caixa é uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com ele estando bem organizado, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes como, por exemplo, a organização de promoções, a solicitação de empréstimos ou mesmo na negociação de prazos de pagamento com fornecedores. Dessa forma, para manter a saúde do fluxo de caixa, é importante conhecer o tempo que você demora para vender e receber, e relacionar essas informações com o seu prazo de pagamento junto aos fornecedores.

Resumindo, o capital de giro é a quantidade de dinheiro que a empresa possui em estoque, bancos e aplicações para manter ou sustentar o fluxo de caixa em dia. Sendo assim, mesmo que diferentes, os dois conceitos se completam dentro da sua gestão financeira.

Viu como não é difícil entender qual a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro? Provavelmente, agora, você também já entendeu a importância de manter essas duas ferramentas financeiras em ordem visando manter a saúde financeira do seu negócio. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que você dedique, diariamente, parte do seu tempo para gerir essas e outras ferramentas se deseja que seu negócio prospere cada vez mais.

Mas olha que legal, nós podemos te ajudar com isso! A Ampulheta Gestão Financeira é uma empresa de terceirização da gestão financeira que faz o controle de receitas, despesas e do fluxo de caixa, agenda as contas a pagar, faz a emissão de boletos, notas fiscais, concilia as contas, faz a cobrança dos clientes, negocia com fornecedores e desenvolve e acompanha as metas financeiras com indicadores e relatórios confiáveis.

Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas para que possamos te mostrar como os nossos serviços de terceirização podem colocar as rotinas financeiras da sua empresa no piloto automático, e te deixar livre para focar nas atividades estratégicas da sua empresa.

Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923 | E-mail: contato@ampulhetagestao.com.br. Site: www.ampulhetagestao.com.br