Não Confunda mais Fluxo de Caixa com Capital de Giro

Sendo bem direto, o fluxo de caixa se refere à movimentação financeira de tudo o que entrou e saiu pela empresa. Já o capital de giro, é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem como, por exemplo, o estoque ou valores futuros a receber. Ok, só isso então? Não necessariamente. Isso é somente um resumo.

Não precisa ser nenhum especialista para ter um bom entendimento sobre o assunto, e estamos aqui para te ajudar a entender o quanto essas duas ferramentas são importantes para uma boa gestão financeira. E com dedicação, você irá compreender como é importante entender o funcionamento delas no dia a dia de sua operação. 

Bom, vamos lá. Embora haja confusão para grande parte dos empreendedores, as ferramentas são diferentes, porém, complementares e auxiliam na manutenção da saúde financeira do seu negócio. Então, vamos a explicação das diferenças.

Capital de Giro

O capital de giro traz a informação da quantidade de dinheiro que a empresa precisa em um determinado período de tempo enquanto não recebe os valores dos produtos ou serviços que ela vendeu. Ele pode ser calculado por meio do prazo médio de pagamento, vinculando com o prazo médio de recebimento. Em resumo, o capital de giro indica a parte do patrimônio que sofre constante movimentação na empresa. Portanto, administrá-lo significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

Fluxo de Caixa

Já o fluxo de caixa, por sua vez, é uma ferramenta que indica o saldo financeiro da empresa e faz a relação entre tudo o que foi pago e que foi recebido durante um período definido. Ou seja, o fluxo de caixa é um instrumento de controle e planejamento que auxilia na organização financeira das operações diárias da empresa, objetivando apurar e projetar o saldo disponível para que sempre exista capital de giro para a manutenção e investimentos financeiros da empresa.

O fluxo de caixa é uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com ele estando bem organizado, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes como, por exemplo, a organização de promoções, a solicitação de empréstimos ou mesmo na negociação de prazos de pagamento com fornecedores. Dessa forma, para manter a saúde do fluxo de caixa, é importante conhecer o tempo que você demora para vender e receber, e relacionar essas informações com o seu prazo de pagamento junto aos fornecedores.

Resumindo, o capital de giro é a quantidade de dinheiro que a empresa possui em estoque, bancos e aplicações para manter ou sustentar o fluxo de caixa em dia. Sendo assim, mesmo que diferentes, os dois conceitos se completam dentro da sua gestão financeira.

Viu como não é difícil entender qual a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro? Provavelmente, agora, você também já entendeu a importância de manter essas duas ferramentas financeiras em ordem visando manter a saúde financeira do seu negócio. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que você dedique, diariamente, parte do seu tempo para gerir essas e outras ferramentas se deseja que seu negócio prospere cada vez mais.

Mas olha que legal, nós podemos te ajudar com isso! A Ampulheta Gestão Financeira é uma empresa de terceirização da gestão financeira que faz o controle de receitas, despesas e do fluxo de caixa, agenda as contas a pagar, faz a emissão de boletos, notas fiscais, concilia as contas, faz a cobrança dos clientes, negocia com fornecedores e desenvolve e acompanha as metas financeiras com indicadores e relatórios confiáveis.

Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas para que possamos te mostrar como os nossos serviços de terceirização podem colocar as rotinas financeiras da sua empresa no piloto automático, e te deixar livre para focar nas atividades estratégicas da sua empresa.

Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923 | E-mail: contato@ampulhetagestao.com.br. Site: www.ampulhetagestao.com.br

 

Chega de amadorismo com financeiro de sua empresa

Sabe aquela sensação de utilizar grande parte do seu tempo você tentando concluir as atividades financeiras da sua empresa e, ainda sim, se sentir perdido?

Muitos empreendedores procuram os nossos serviços reclamando que gastam muito tempo para controlar e agendar as contas a pagar, manter o fluxo de caixa atualizado, conciliar as contas com o banco, preencher os dados financeiros em planilhas ou softwares e, mesmo assim, não se sentem confiantes no que acabaram de fazer.

Meu amigo, minha amiga, “tempo é dinheiro”. E se você ainda não sabe se está gerindo bem sua empresa, seu dinheiro está sendo mal-empregado. Então, se a falta de gestão está lhe atrapalhando, se controlar os números demora muito e tira o seu foco das principais atividades da sua empresa, podemos te garantir que tem algo muito errado com o seu financeiro.

Todo empresário se preocupa com os resultados de sua empresa, em fazer ela crescer de forma sustentável. Para isso, deseja ter um financeiro organizado e com as contas em dia para que nada possa atrapalhar o sucesso da sua empresa. E qual a principal solução milagrosa encontrada por ele? Contratar uma ferramenta de gestão (que mal ele usará), pois acredita que ela resolverá todos os problemas de gestão financeira da sua empresa. Ou pior ainda, recorre a boa e velha planilha.

Usar um software de gestão financeira ou uma planilha depende 100% de você, pois é você que precisa alimentar ela corretamente para poder acessar as informações que ajudarão seu negócio a crescer. E isso necessita de tempo, conhecimento e muita força de vontade. A questão é: você faz isso de forma profissional ou amadora? Como você trata os números de sua empresa? Com dedicação ou obrigado? Sabe exatamente o que fazer para o negócio crescer e lucrar mais ou fica pedindo auxílio para Deus ajudar para que seja possível pagar as contas até o final do mês e, assim, honrar com os compromissos?

É claro que nós da Ampulheta não queremos que você fique preocupado se terá recursos para pagar as contas ou se o seu negócio vai dar certo ou não. É para isso que existe a Ampulheta: seu financeiro de forma terceirizada. Queremos te deixar livre para cuidar das atividades que façam o faturamento crescer. Não queremos que que você fique horas e horas atrás de uma ferramenta ou até mesmo de uma planilha para organizar o seu financeiro e, no fim, não ter as informações necessárias que façam o seu negócio crescer.

Nossa equipe de gestão financeira faz o controle das despesas e receitas da sua empresa, mantém o fluxo de caixa atualizado e o plano de contas em dia, agenda as contas a pagar e negocia com os fornecedores, emite boletos e notas fiscais, mantém a conciliação financeira com o saldo bancário, desenvolve e acompanha as metas financeiras e gera relatórios que farão você ter uma visão exata de como estão os seus números. Tudo isso de forma rápida, fácil e produtiva. A Ampulheta garante muito mais rapidez, segurança e facilidade para os empreendedores de pequenas e médias empresas terem total controle de suas finanças.

Vale a pena terceirizar? Claro que sim! O financeiro da sua empresa pode estar custando mais caro do que você imagina, e pode estar usando muito mais tempo do que o necessário para que tudo possa fluir bem. Por isso, queremos te convidar a conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa e nossos serviços. Tenha a chance de ter um financeiro profissional e sem burocracia. Foque no que realmente importa: fazer o seu faturamento crescer ainda mais.

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923

E-mail: contato@ampulhetagestao.com.br. Site: www.ampulhetagestao.com.br

Como fazer sua empresa crescer ainda em 2019

Quem é empreendedor há algum tempo, já sabe que a imprevisibilidade do mercado é um desafio recorrente para se manter competitivo. Conquistar novos clientes, garantir a qualidade dos serviços, manter a equipe motivada e cuidar dos números é essencial para o crescimento de negócios — especialmente em um cenário em que novos empreendimentos surgem todos os dias.

Nesse cenário, o primeiro passo para uma empresa que deseja sobreviver nesse panorama é conhecer a realidade de seus números. E não apenas saber sobre suas receitas e despesas, mas sim tudo que se refere ao financeiro. Informação é essencial para a tomada de decisão, pois é através dela que criamos estratégias efetivas para sobreviver e se diferenciar no mercado. No entanto, para que possamos promover estratégias que realmente sejam eficazes, precisamos oferecer condições para isso, condições que vão além de planilhas e sistemas subutilizados. É preciso criar processos que levem a oportunidades efetivas para a melhora na tomada de decisão, no aumento da produtividade e na transformação de todo o ambiente organizacional.

Muitas vezes, nós empreendedores, ficamos sem entender por que alguns projetos geram pouco resultado, enquanto outros conseguem maximizar sem precisar de muito investimento. Contudo, o segredo é bem simples: o diferencial é a informação. E um financeiro organizado é essencial para obter informações que possam auxiliar no crescimento da empresa.

As informações financeiras de uma empresa se referem à administração do dinheiro, dos recursos utilizados, custos e investimentos, fluxo de caixa, gastos com manutenção e infraestrutura, controle bancário e faturamento são alguns dos aspectos que se encaixam nessa categoria. Por isso, ter um bom controle sobre as finanças é inevitável para saber para onde estamos indo.

Todavia, muitos empreendedores, não dão a devida importância para as informações financeiras que têm disponíveis, ou pior, acumulam elas e não fazem uso adequado para a construção de estratégias eficazes. Entretanto, a tecnologia está aí para ajudar. Com a ajuda de softwares e sistemas gestão é possível ganhar uma vantagem competitiva, evitar erros e entender exatamente como o negócio está indo.

Por si só, essas ferramentas podem trazer bons resultados. Entretanto, quando integradas com uma gestão financeira eficiente (o que demanda tempo e conhecimento), podem tornar seu negócio imbatível. Gerir os números da sua empresa de forma hábil pode fazer com que você antecipe cenários futuros, ou identifique fatores que estão prejudicando ou que podem prejudicar a viabilidade de sua operação. Não tem como deixar as finanças para um segundo plano ou para quando tiver tempo para fazê-la.

O financeiro de uma empresa, na prática, é o motor que impulsiona o seu crescimento. Por isso mesmo, geri-lo de forma superficial pode prejudicar o desenvolvimento da sua empresa, pois é muito melhor tomar decisões acertadas, baseadas em informações, do que contar com a sorte e com algumas suposições que podem quebrar aquilo que construímos com tanto suor. 

Porque a Organização é Essencial para o Sucesso da sua Empresa?

Fazer a gestão do próprio negócio exige disciplina, comprometimento e, principalmente, conhecimento financeiro. Afinal, lidar com diferentes cenários, clientes, documentações, colaboradores, e ainda manter em dia as finanças, pode se transformar em um caos se você não tiver tudo sob controle.

Não tenho dúvidas que o sucesso de uma empresa depende do processo de organização. Contudo, infelizmente, isso não é o que ocorre na maioria das empresas. O processo de organização não é fácil, demanda tempo e investimentos financeiros para iniciar este processo, que, felizmente ou infelizmente, não tem fim, a empresa jamais estará organizada o suficiente para encerrar essa atividade.

São esses processos de organização que ajudarão o empreendedor na condução do negócio, já que tomadas de decisões importantes são embasadas por informações. E boas informações dependem de organização. Não há como fazer um bom o planejamento estratégico sem ela.  Sendo assim, podemos citar alguns pontos básicos que uma empresa necessita em termos de organização para se manter competitiva no mercado:

·         Cadastro de clientes;

·         Cadastro de fornecedores;

·         Cadastro de produtos/serviços

·         Movimentação e controle dos estoques (caso venda produtos);

·         Contas a pagar;

·         Contas a receber;

·         Fluxo de caixa.

·         Conciliação bancária

Assim, é pertinente expor que os pontos citados acima são apenas alguns itens importantes para que os empreendedores, movidos pela paixão ao seu negócio, possam, de alguma maneira, começar a trilhar o caminho do sucesso. No entanto, o que citamos aqui, é apenas a ponta do iceberg. É extremamente importante que os empreendedores busquem o conhecimento e o aprofundamento em todas as questões relacionadas a organização de suas empresas, que deleguem funções para outros colaboradores ou empresas possam ajudá-los a realizar aquilo que mais sonharam: empresas de sucesso.

A Ajuda que o Empreendedor Precisa

Você é um especialista na área em que atual. Conhece bem o setor, entende o funcionamento do mercado e suas nuances. Estuda muito e se tornou um ótimo profissional, reconhecido na área. Então, você toma uma decisão que vai mudar a sua vida: empreender. Existe uma certa visão romântica acerca da figura do empreendedor, aquele sujeito arrojado, corajoso e, muitas vezes, até genial. Ergueu a empresa sozinho e com muito esforço, trilhando um caminho solitário. Certo? Se você não quer crescer, sim.

Chega uma hora na vida das empresas que é necessário o auxílio de especialistas para fazer aquilo que o empreendedor não é tão bom, afinal, não é possível ter conhecimento apurado em todas as áreas da empresa. E se ele deseja crescer de forma sustentável, contar com o apoio de uma equipe ou de empresas parceiras é essencial. Nenhuma empresa cresce com uma pessoa só, por mais genial que ela seja. A empresa formada por uma só pessoa não tem a velocidade e agilidade para desbravar seu próprio mercado. Ela precisa de ajuda para ter a força necessária que a faça crescer e se desenvolver.

Agora pensamos em você, caro empreendedor. É um especialista no que faz. Contudo, tem o conhecimento necessário para fazer o seu negócio crescer sem ajuda? Faz uma gestão financeira eficiente que permita a empresa adquirir a velocidade necessária para conquistar o mercado? Entende todos os números? Possui um planejamento financeiro que indique a realidade da empresa e como fazer para contornar eventuais desencaixes financeiros? Se você empreendedor consegue fazer tudo isso sozinho, e ainda focar no atendimento ao cliente ou melhorar as vendas, parabéns. Você é um super-herói. Entretanto, se você é como a maioria dos empreendedores, pode ser que o setor financeiro de sua empresa esteja sendo sacrificado em prol de outros setores ou atividades que você considera mais estratégicas, ou que você tenha mais afinidade, afinal, você não é formado em finanças e não consegue fazer tudo sozinho.

A gestão financeira é um mal necessário para todo empreendedor. Ela permite conter excessos de gastos e auxilia a definir claramente quais são as metas de vendas necessárias para fazer a empresa ser sustentável e dar o lucro que o empreendedor espera. Ficou claro, agora, o porquê que nenhum empreendedor faz uma empresa sozinho? É muita coisa para “abraçar”.

Mas ok, você não está sozinho. Você tem um sócio e ele faz o financeiro. Faz mesmo? Ele gosta do que faz e tem o conhecimento necessário para transformar os dados financeiros em informações estratégicas? Ou ele assumiu o financeiro porque alguém tinha que fazer a parte “chata” da empresa. Ou quem sabe você tem uma equipe financeira. Ela te alimenta diariamente de informações que você consiga utilizar para melhorar a tomada de decisão? Ou ela só faz o burocrático e é você que tem que “quebrar” a cabeça para negociar com aquele fornecedor que liga todo o dia? Você sabe qual é o seu ponto de equilíbrio? Seu preço está correto? Está tendo lucro. Se você não sabe responder pelo uma dessas questões com firmeza, lamento dizer que sua equipe não te ajuda muito. E pior, você perde dinheiro.

Todo o empreendedor precisa de ajuda, mas de ajuda que auxilia o negócio a crescer. Se for só para só para aumentar a dor de cabeça do empreendedor, é melhor que ele mesmo faça a função de gestor financeiro. Contudo, se você deseja realmente contar com uma ajuda especializada em gestão financeira, e que te nutra diariamente com informações estratégicas, a Ampulheta Gestão Financeira pode te ajudar. Terceirizamos o setor financeiro de sua empresa e te ajudamos a focar no que você realmente gosta. Você focado em sua especialidade aliado ao nosso foco em gestão financeira, é a receita certa para fazer seu negócio decolar e crescer ainda mais em 2019.   

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923
E-mai: contato@ampulhetagestao.com.br / Site: www.ampulhetagestao.com.br

Empreendedor ou Escravo?

Você se identificou com a frase acima? O empreendedor padrão é aquele cara que tem uma tendência a ser workaholic, deixar de lado assuntos pessoais importantes em função “do crescimento da empresa” para aproveitar depois. Ou pior, gosta de centralizar tudo nele por acreditar que faz melhor. Por isso, está sempre pensando em como fazer a empresa ter mais resultados, como vender mais, como atender melhor os clientes...etc.

A maioria dos empreendedores que nos procuram viraram escravos do próprio negócio, pois não conseguem separar a vida pessoal da vida empresarial. Outros, por quererem fazer tudo sozinhos e atacar em todas as frentes da empresa, não delegam funções. Contudo, em muitos casos, o que conseguem é um bom crescimento, mas sem um desenvolvimento do negócio.

Se a empresa não vive sem você por pelo menos 10 dias, é melhor você repensar o seu negócio.

É claro que você precisa ter controle de tudo, mas é preciso saber gerir melhor o seu tempo e, principalmente, delegar ao máximo as tarefas. Você não é onipresente. E se tentar fazer tudo sozinho, não vai ter uma organização eficaz que faça o seu negócio realmente crescer. Empreender sem disciplina é “navegar sem direção alguma”. Por esse motivo, delegar funções, ou contar com apoio especializado, vai te ajudar a melhorar a performance não só da empresa, mas a sua também, pois sem disciplina é impossível olhar o negócio de uma forma mais ampla e se dedicar as estratégias que realmente trarão resultados para a empresa. Já pensou quanto tempo você perde por não delegar? Ou ainda, o quanto você deixa de crescer por não contar com a ajuda de ninguém? E foi assim, pensando em auxiliar o empreendedor a gerir melhor o seu negócio, que nasceu a Ampulheta Gestão Financeira.

Com o crescimento do seu negócio, o grau de complexidade e tarefas a executar aumentam muito, sendo necessário maior controle, organização e disciplina para fazer a empresa se desenvolver, e não somente crescer. A Ampulheta conta com serviços de terceirização financeira que auxiliam o empreendedor a executar as tarefas diárias do setor financeiro, desde o contas a pagar, passando pelo fluxo de caixa, até a cobrança dos clientes. Dessa forma, o empreendedor consegue focar melhor nas tarefas essenciais da empresa, pois conta com o apoio de uma empresa especializada em finanças. Foco do empreendedor + organização e disciplina da Ampulheta = crescimento com desenvolvimento. A Ampulheta sabe do que você precisa.

Lembre-se, você planejou, investiu dinheiro, inspirou pessoas a abraçarem a causa do seu negócio e seguirem sua visão de futuro. Por isso, delegue funções, acredite nelas, e conte com a Ampulheta para ajudar o seu negócio a ser mais forte e preparado para novos desafios que ainda virão.

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923 E-mai: contato@ampulhetagestao.com.br. Site: www.ampulhetagestao.com.br

Terceirização do Departamento Financeiro é a Nova Forma de Pequenas e Médias Empresas Serem Mais Competitivas

Um dos grandes desafios dos pequenos e médios empresários é cuidar do setor financeiro ao mesmo tempo que tem a tarefa de fazer o negócio crescer. A cobrança dos clientes, envio de boletos, retiradas dos sócios, pagamentos de custos fixos e impostos são ações que demandam grande parte do tempo dos empreendedores. Nesse ponto, é que a gestão financeira terceirizada auxilia esses empresários no crescimento e prosperidade de seus negócios.
A terceirização dos serviços financeiros é um modelo de negócio bastante favorável as pequenas e médias empresas, pois além do fato de auxiliar o empreendedor a focar no que é necessário para o negócio crescer, esse tipo de serviço contribui, e muito, na redução do alto custo da contratação de funcionários do regime CLT. Dessa forma, empreendedor ganha tempo e dinheiro com a contratação de uma empresa terceira.

A Ampulheta Gestão Financeira é a empresa pioneira no Rio Grande do Sul, e no Brasil, nesse tipo de serviço. A empresa promove uma economia bastante significativa para seus clientes, pois conta com profissionais capacitados que assumem as rotinas financeiras dos clientes em todas as etapas, desde o faturamento, passando pelo fluxo de caixa, até a cobrança e gestão de indicadores financeiros. Queremos clientes que nossos clientes tenham uma gestão financeira eficiente de uma grande empresa, mas sem a burocracia dessa.
“Meu sócio e eu não somos da área financeira, não fomos treinados para trabalhar com números e não temos tempo para isso. Tínhamos uma equipe interna no setor financeiro, mas além da qualidade ser inferior, o custo de manutenção dela era inviável para o resultado que gerava, já que, volta e meia, tínhamos que parar tudo o que estávamos fazendo para lidar com questões financeiras do dia a dia. Queríamos focar no que realmente sabemos e gostamos de fazer”, explica Dariane Andrade, sócia do Mirage Três Figueiras, em Porto Alegre. "Com a Ampulheta, não nos preocupamos com questões financeiras diárias, somente no que é essencial. Nosso foco é comercial, trazer mais clientes para a empresa e fazer o negócio crescer", reitera Dariane, que viu seu faturamento duplicar quando mudou o foco para prospecções e maior controle da gestão administrativa do negócio. 

Os serviços da Ampulheta Gestão Financeira são simples e incluem desde a rotina de tarefas operacionais simples, como contas a pagar e receber, até tarefas mais estratégicas, como análises de desempenho econômico-financeiro vitais para o crescimento dos negócios. A terceirização do setor financeiro proporciona vantagens que vão além da redução de custos, já que é um modelo de gestão muito mais efetivo e eficaz para os pequenos e médios negócios, uma vez que agrega muito mais conhecimento e valor à gestão da empresa.

É fundamental cuidar das finanças da empresa, pois mesmo que o negócio possua saldo em caixa, ele pode estar mascarando a visão de longo prazo, prejudicando futuros pagamentos, em prol de retiradas presente, por exemplo. Esse conhecimento é vital para a sobrevivência da empresa e faz toda a diferença para a estabilidade financeira e crescimento do negócio.

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923

E-mai: contato@ampulhetagestao.com.br / Site: www.ampulhetagestao.com.br