Porque a Organização é Essencial para o Sucesso da sua Empresa?

Fazer a gestão do próprio negócio exige disciplina, comprometimento e, principalmente, conhecimento financeiro. Afinal, lidar com diferentes cenários, clientes, documentações, colaboradores, e ainda manter em dia as finanças, pode se transformar em um caos se você não tiver tudo sob controle.

Não tenho dúvidas que o sucesso de uma empresa depende do processo de organização. Contudo, infelizmente, isso não é o que ocorre na maioria das empresas. O processo de organização não é fácil, demanda tempo e investimentos financeiros para iniciar este processo, que, felizmente ou infelizmente, não tem fim, a empresa jamais estará organizada o suficiente para encerrar essa atividade.

São esses processos de organização que ajudarão o empreendedor na condução do negócio, já que tomadas de decisões importantes são embasadas por informações. E boas informações dependem de organização. Não há como fazer um bom o planejamento estratégico sem ela.  Sendo assim, podemos citar alguns pontos básicos que uma empresa necessita em termos de organização para se manter competitiva no mercado:

·         Cadastro de clientes;

·         Cadastro de fornecedores;

·         Cadastro de produtos/serviços

·         Movimentação e controle dos estoques (caso venda produtos);

·         Contas a pagar;

·         Contas a receber;

·         Fluxo de caixa.

·         Conciliação bancária

Assim, é pertinente expor que os pontos citados acima são apenas alguns itens importantes para que os empreendedores, movidos pela paixão ao seu negócio, possam, de alguma maneira, começar a trilhar o caminho do sucesso. No entanto, o que citamos aqui, é apenas a ponta do iceberg. É extremamente importante que os empreendedores busquem o conhecimento e o aprofundamento em todas as questões relacionadas a organização de suas empresas, que deleguem funções para outros colaboradores ou empresas possam ajudá-los a realizar aquilo que mais sonharam: empresas de sucesso.