Como fazer sua empresa crescer ainda em 2019

Quem é empreendedor há algum tempo, já sabe que a imprevisibilidade do mercado é um desafio recorrente para se manter competitivo. Conquistar novos clientes, garantir a qualidade dos serviços, manter a equipe motivada e cuidar dos números é essencial para o crescimento de negócios — especialmente em um cenário em que novos empreendimentos surgem todos os dias.

Nesse cenário, o primeiro passo para uma empresa que deseja sobreviver nesse panorama é conhecer a realidade de seus números. E não apenas saber sobre suas receitas e despesas, mas sim tudo que se refere ao financeiro. Informação é essencial para a tomada de decisão, pois é através dela que criamos estratégias efetivas para sobreviver e se diferenciar no mercado. No entanto, para que possamos promover estratégias que realmente sejam eficazes, precisamos oferecer condições para isso, condições que vão além de planilhas e sistemas subutilizados. É preciso criar processos que levem a oportunidades efetivas para a melhora na tomada de decisão, no aumento da produtividade e na transformação de todo o ambiente organizacional.

Muitas vezes, nós empreendedores, ficamos sem entender por que alguns projetos geram pouco resultado, enquanto outros conseguem maximizar sem precisar de muito investimento. Contudo, o segredo é bem simples: o diferencial é a informação. E um financeiro organizado é essencial para obter informações que possam auxiliar no crescimento da empresa.

As informações financeiras de uma empresa se referem à administração do dinheiro, dos recursos utilizados, custos e investimentos, fluxo de caixa, gastos com manutenção e infraestrutura, controle bancário e faturamento são alguns dos aspectos que se encaixam nessa categoria. Por isso, ter um bom controle sobre as finanças é inevitável para saber para onde estamos indo.

Todavia, muitos empreendedores, não dão a devida importância para as informações financeiras que têm disponíveis, ou pior, acumulam elas e não fazem uso adequado para a construção de estratégias eficazes. Entretanto, a tecnologia está aí para ajudar. Com a ajuda de softwares e sistemas gestão é possível ganhar uma vantagem competitiva, evitar erros e entender exatamente como o negócio está indo.

Por si só, essas ferramentas podem trazer bons resultados. Entretanto, quando integradas com uma gestão financeira eficiente (o que demanda tempo e conhecimento), podem tornar seu negócio imbatível. Gerir os números da sua empresa de forma hábil pode fazer com que você antecipe cenários futuros, ou identifique fatores que estão prejudicando ou que podem prejudicar a viabilidade de sua operação. Não tem como deixar as finanças para um segundo plano ou para quando tiver tempo para fazê-la.

O financeiro de uma empresa, na prática, é o motor que impulsiona o seu crescimento. Por isso mesmo, geri-lo de forma superficial pode prejudicar o desenvolvimento da sua empresa, pois é muito melhor tomar decisões acertadas, baseadas em informações, do que contar com a sorte e com algumas suposições que podem quebrar aquilo que construímos com tanto suor.